Uma CRIPTOMOEDA é uma moeda digital criptografada e descentralizada utilizada para transações de capital. Mas tornando a coisa mais percetível, no fundo trata-se de dinheiro eletrónico que pode ser enviado duma pessoa para outra pessoa, independentemente da distância geográfica entre elas, sem qualquer tipo de intermediário e sem necessidade de qualquer parte se identificar (a Bitcoin por exemplo não sendo anónima protege a privacidade dos intervenientes da operação).
No artigo “O QUE É A BITCOIN” dei este exemplo que volto aqui a repetir resumidamente:
Quando vamos a um Restaurante e chega a altura de pagar a conta, se pagarmos em “dinheiro vivo” ou dinheiro FIAT para sermos mais corretos, essa operação é totalmente anónima uma vez que o dinheiro passa da nossa mão para a mão do dono do restaurante, por exemplo, e não sabemos donde veio esse dinheiro, nem nenhuma das partes se teve que identificar perante a outra.
Já numa compra à distância isso não acontece. Por exemplo se eu quiser comprar um produto que está disponível noutro País, vamos ter muito provavelmente pelo menos 3 intermediários: O Nosso Banco, a Visa (neste exemplo) e o Banco do fornecedor do bem que estou a adquirir. Isso significa que existirão vários custos associados com esta Transação.
No caso duma compra efetuada com Bitcoin por exemplo, ao mesmo fornecedor desse outro País, conseguimos o melhor destes dois mundos e passo a explicar:
✓ O Pagamento é feito Pessoa-a-Pessoa (Peer-to-Peer ou P2P como se vê por vezes referido nalguns locais), tal como no caso do pagamento local daquele almoço no Restaurante, não existindo, portanto, intermediários pelo meio, nem os respetivos custos associados;
✓ O Pagamento, NÃO SENDO ANÓNIMO, garante a privacidade das partes, sendo no entanto toda a operação passível de ser rastreada/auditada, uma vez que todos os dados estão registados de forma imutável e para toda a vida na Blockchain da Bitcoin (no caso aqui referido).
Já o TOKEN é algo bem distinto. Sendo uma palavra já usada há muito noutras realidades, no que diz respeito ao mundo criptográfico podemos dizer de forma sucinta que é uma representação digital numa Blockchain de um determinado ativo real.
Existem vários tipos de TOKENS que podemos agrupar em grupos distintos e vou aqui destacar apenas os mais comuns:
TOKENS UTILITÁRIOS ou Utility Tokens
Facilmente se depreende pelo seu nome, trata-se dum tipo de Token que tem uma determinada utilidade específica como um desconto num produto ou numa marca especifica ou dar direito de acesso a um serviço específico e existe normalmente em quantidade limitada pelo que à medida que vão sendo escoados para o mercado a sua oferta diminui e essa escassez a prazo tem tendência a valorizar o Token.
FAN TOKENS
Estes seguem uma mesmo logica que os anteriores, mas pretendem estreitar a relação entre um clube de futebol por exemplo e os seus sócios e apoiantes, no caso de Portugal e à data de hoje o Futebol Clube do Porto foi o primeiro a lançar o seu token e neste momento o Sport Lisboa e Benfica também está a lançar a sua coleção de tokens em formato de NFT’s.
SECURITY TOKENS
Representando um valor mobiliário, estes Tokens estão ligados a produtos regulados pelas Comissões de Valores Mobiliários tal como as ações ou obrigações que bem conhecemos. Em Portugal como sabemos essa supervisão está a cargo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ou CMVM.
EQUITY TOKENS
Representam uma parte da participação duma empresa, tal como as ações no Mundo que conhecemos melhor, podendo tal como hoje sabemos com as ações dar direito a Dividendos da empresa ou Direito de Voto em determinadas propostas da mesma empresa.
No fundo funcionam então como as ações sendo a única grande diferença o facto de estarem registadas na Blockchain.
NON-FUNGIBLE TOKENS ou Tokens Não Fungíveis
Esta é uma área nem específica de Tokens que tem vindo a tomar dimensões enormes no mercado com valorizações de determinadas coleções e mesmo de alguns Tokens a atingir os Milhões de Dólares como em final de 2021 quando o PUNK #4156, duma das coleções mais icónicas do século XXI, os CRYPTOPUNKS foi vendida por 10 Milhões de Dólares Americanos.